Um blog partilhado por Felisbela Fonseca e Nuno Catarino.

31 janeiro 2004

Luz da Primavera (Para o Urbano)

"Foram os dias de ouro dos meus trinta e três anos, que eu julgava então - e ela também - próximos do fim, porque deslizávamos ambos sobre tapetes de risco. Já nem sei bem como me apareceu, a pedir conselhos, a falar-me dos meus quadros, com poemas nas mãos que desafiavam todas as regras da vida e da arte. Tinha - e de começo assustei-me - apenas dezassete anos e toda ela brilhava de confiança em si, de insubmissão, da ânsia de tudo ler, tocar e conhecer. Sentia-se que a Faculdade onde acabava de entrar seria apenas para ela o patamar de um espaço mais vasto de descoberta."*


Aconteceu tudo tão rápido que agora na memória essa lembrança se assemelha mais a um sonho velho e vago. Toda ela acontecia de explosões de sentir. Vivia num mundo marginal, feito de combustões instantâneas de quereres e as suas relações eram também assim, apaixonadas e fugazes, intensas e fugidias. A desordem que os poemas contavam dela era mesmo real e só me apercebi da sua ordem quando ao terceiro dia saímos do quarto, cansados do amor.

Tinha na mão um copo quase cheio, uma qualquer bebida de álcool destilado, e mirava o rio, seco de sentimento nessa tarde. Ela, distraída da brancura húmida da sua pele, falava numa torrente sem dó do Inverno que não se ia embora nunca e do concerto de que lhe havia contado. Imaginava ela o trompete em desvario no confronto com a pose soberana do saxofone. Eu sentia-lhe, e só lhe queria sentir, a sua pele, de uma cor que eu nunca havia visionado em quadros, mas cuja beleza sedosa se esbatia na estridência da voz irrequieta. Deixei o copo a metade.

Quando ela se foi embora para ir viver quatro meses com o meu amigo António pensei que o mundo estivesse mais uma vez para acabar, as escadas estavam molhadas e chovia no prédio velho, ainda tentei segui-la, mas escorreguei. Penso que ela ainda me ouviu as últimas palavras: Anabela... Morro. Enganei-a e enganei-me, dessa vez não vi a luz. Quando acordei no quarto sujo de tabaco e garrafas espalhadas pelo chão, às quatro da tarde, o sol forçava a entrada na casa e eu vi que a chuva se tinha ido embora. Obrigado.


[NC]
*Primeiro parágrafo do conto "Luz da Primavera" de Urbano Tavares Rodrigues, incluído no livro "A Estação Dourada" [Europa-América, 2003].

30 janeiro 2004

Às Vezes No Silêncio da Noite


[FF]

29 janeiro 2004

Ameixas

Na descozida malha de recordações remendo os sabores que não chegamos a provar. E a inesperada trinca, mordidela proibida, essa primeira... Nesses dias, que infindáveis deveriam ser, mas já se sabe, nunca o são quando felizes. A fruta que nos chamava e nós íamos, eu trepava, tu também, às vezes ajudava-te, que não conseguias. E houve a vez em que caímos da ameixoeira e ficamos sujos de terra, imundos até aos joelhos, que ao resto os calções cobriam, a pele de galinha por te saber mesmo lá. O sumo a escorrer das nossas caras, mais da minha, que tudo devorava apressadamente, com a urgência de quem sabe amanhã já não estar lá. Dias nossos que deixaram mais tristeza que memórias, mas ainda assim.
[NC]

28 janeiro 2004

A Sala

O café servido no copo de plástico ferve ainda. Faço o pequeno bocado de plastico transparente que nos dão como colher rodar no copo, misturo o açúcar, espero que arrefeça. Um instante e uma bola cai em cima da mesa, o café entornado. Arreliado, procuro saber quem foi. E vejo-te, então. Já não me lembro do café mas dos dias que passávamos juntos. Quando um professor faltava e íamos à sala dos computadores antigos, onde só nós tinhamos acesso.

A sra. Laurinha, contínua, que nos tinha em boa conta e só a nós dava a chave da salinha que só nós sabíamos. Então passávamos a porta e ligavamos os velhos cpu's. E as horas passavam depressa enquanto jogávamos, incessantemente, o mesmo jogo, Rick Dangerous. Eu era o melhor, a princípio, mas depois também descobriste o truque. Passado um tempo também lá entrou a Joana.

A Joana... Tu falavas com mais com ela. Eu só às vezes, raramente. Não sabia o que dizer. O que se há-de dizer quando não se quer dizer nada, só estar? Às vezes, durante as aulas, enviava-lhe bilhetes. Nada de especial. Contava-lhe da nota do Pedro, da asneira do Tó, do teste de matemática...Bagatelas. Por vezes ela respondia e entao, por dentro, eu explodia. O fascínio que era a Joana, uma rapariga, lá estar connosco. Mas ela entrou na nossa sala e, aos poucos, roubou-nos a atenção ao jogo e o Rick Dangerous ganhou-lhe ciúmes.

Iamos às aulas de religião e moral mesmo com interesse, o professor era um porreiro, nada a ver com aqueles padres chatos de outros anos. Ficávamos na nossa sala a fazer tempo até à aula. Mas depois houve a vez que não foste. Disseste que estavas quase a passar de nível. Demoraste-te e depois nem chegaste a aparecer na aula. Ficaste na sala com a Joana, bem me lembro da saia vermelha que levou nessa quinta feira.

Era primavera mas ela nunca mais respondeu aos meus bilhetes.
[NC]

Ventilação

Ah, essa tua irónica fatia de sensatez com que acolheste a minha pobre mas real manifestação de vontade! Como se fosse algum dia capaz de olvidar esse magnânime escárnio dessa tua impiedosa recepção. Nem deves ter notado, tal a insignificância que te representava, nem por um momento pensaste na existência de uma pessoa à tua frente, em frente à equipa toda da fábrica. Mas para mim ficaste-me gravada, em lágrimas que escondido larguei, impossíveis de reter por mais um minuto, felizmente encontrei aquela casa de banho mesmo ali ao pé. Era mesmo necessária aquela cena, a humilhação pública no dia do meu regresso de férias? Talvez não tenhas percebido as motivações para o desprezo que te cuspi quando inesperadamente te encontrei. Nem a longínqua distância dos anos atenuou aquela sede de vingança, pequena afinal, mas ansiada como poucas.
[NC]

E assim de repente lembrei-me destas coisas que faziam parte do antes


[FF]

27 janeiro 2004

Tudo na Mesma e Almas Trocadas

Súbito deparou-se com aquela terrífica visão à sua frente. Encontrou-o no chão, esvaído no sangue que ainda lhe jorrava, pouco mas ainda assim. Surpreendia pela brutalidade do crime pleno de requintes de malvadez - com diabo, aquilo não se faz!, disse quem viu. Taparam-no, recolheram o cadáver e os curiosos afastaram-se, desfazendo o círculo recém-formado de gente. Pouco depois a normalidade impôs-se, na envolvência das tricas quotidianas. Voltaram às aulas. Repararam entretanto que um colega novo havia chegado. Mas a memória do crime assaltava-os. Ainda os salpicos eram visíveis. E todos se recordavam dos bons momentos passados. A memória dele invadiu-os. Lembraram-se.

Costumava passear-se pelas escadas e corredores labirínticos com a segurança de quem conhecia todos os cantos daquela universidade. Todos os dias, à mesma hora, lá estava ele. Dias havia em que se atrasava, mas raros. Entrava nas salas de aula seguindo os alunos, misturando-se, com a quase naturalidade de ser só mais um. Sentado no chão, assistia à aula, exibindo um ar de verdadeiro interesse pelas matérias. Passava a aula quase toda imperceptível, imóvel. Apenas de vez em quando um bocejo lhe saía, mas que ninguém notava. No fim dos ensinamentos ouvidos saía da sala, quase sempre em último. Entre uma aula e outra, enquanto os jovens colegas aproveitavam para bebericar um café rápido, dirigia-se até à sala onde se iria realizar a próxima aula. Sentado, aguardava pela chegada dos colegas, e do professor, principalmente. Agradava-lhe quando eles chegavam e lhe faziam festas na cabeça, nas orelhas e na barriga, especialmente. O facto de se tratar de um invulgar ser naquele meio quase passava despercebido. Claro que das primeiras vezes ficavam todos perplexos. Mas em pouco tempo tinha ganho a afeição de todos, alunos, professores e até seguranças. De princípio barraram-lhe a entrada, mas repetidas insistências fizeram, com o tempo, que lhe permitissem o acesso a áreas previamente interditas. Passaram a gostar dele, houve até quem o levasse ao veterinário. Não tinha doenças, foi vacinado, deram-lhe comida. O que mais os intrigava eram as suas motivações, se as tivesse. Um animal na escola? Tinha-se isto tornado até assunto referencial, nas conversas muitas vezes alternadas entre os processos de separação de resíduos, as derrotas do Sporting no domingo anterior e bigbrotherices diversas (este só para alguns). Para alguns era giro, para outros muito giro (havia quem o quisesse levar para casa) e para outros, na verdade só um deles, nada. Para esse era só um horrososo bicho que empulgava um local de estudo que deveria ser reservado.

Todos sabiam do cão, que agora já por ninguém era ignorado, mas de um antigo colega já ninguém se lembrava - veja-se a desconsideração de que o ser humano é capaz! De facto houve um rapaz que esteve com eles apenas duas semanas, as primeiras do curso, e não mais voltou. Pouco falou nesses poucos dias universitários. Entre a estupidez das praxes e as breves apresentações dos poucos professores que não faltaram, passou despercebido aos grupos que se iam formando. E, à excepção daquele que não gostava do cão, nunca mais ninguém se lembrou do ex-colega. Dentro das portas da universidade nunca se soube dele. Afinal, foi para o cão que se transferiu a sua alma, o seu corpo tinha desapareceu num estranho ritual satânico, cozinhado à lua cheia, numa escura floresta lá para os lados de Sintra. A polícia fez buscas durante dois meses, não encontrou nada. A família desistiu, concluindo suicídio - tinha um carácter sinistro, concordaram. Duas semanas depois acolheram um cão feio que apareceu à porta de casa e por lá ficou.
[NC]

Gémeas


[FF]

Asas

Dá-me a mão, que tenho frio. E não me deixes desamparada. Sabes que não gosto quando me deixas assim, sozinha na minha nuvem, à tua espera, enquanto voas livre e radiosa, o azul do céu fica ténue quando passas, e só se vê a ti, o resto desaparece, como num filme, em que no meio da multidão está uma rapariga sozinha mas no meio de tanta gente a gente só a vê a ela. Mas dá-me a mão, outra vez. Deixa-me agarrar-te essa mãozinha leve mas que eu sei tão segura. Sei de todas as vezes que deixo de olhar lá para cima pelos buraquinhos, fecho os olhos e concentro-me no teu bater das asas, tão grandes, tão brancas, sim, oiço-as brancas, é tão suave o teu voo. E quando te deixo de ouvir abro os olhos para te ver ainda mais um bocadinho. Depois é só mais um bocadinho, até que me entristeces pelo resto do tempo, esse tempo que não me deixam matar, quando te tranformas no ponto longínquo que desapareceu no azul que te foge. Alegro-me depois quando sei que só faltam dois dias até caires de cansada nos meus braços, dás-me as tuas asas, a nossa nuvem fica mais húmida, e juntas fazemos uma viagem breve pela eternidade.
[NC]

i-v

i
Entremeai-vos. Ajuntai-vos em lascívia. Eficazmente desordenados mas com sentido, impróprio afinal, mas sentido. Deslocai-vos, pacientes passeantes. Descolorados nessa branquidão toda impassivamente igual. Untai-vos de felicidade até ao rebentamento e por fim voltai. Mas nada me conteis.

ii
Ah, essa inusitada palavra com que me atacas. Não poderias simplesmente guardá-la para logo? Inóspita. Tenho frio e é assim que me aqueces, o calor sim, calorificado quando sinto. Se soubesses da real impossibilidade da inverdade do tempo. Já não acredito na verdade quando és tu quem ma diz. As horas passam mas continuas e então já estou farto desta fraca memória. Despacha-te, antes que a sopa arrefeça.

iii
Jamais havia enunciado tal proposição. No entanto fomos logo por todos apontados - tolos!, como se a verdade fosse nada. E recordo que havia algo mais, sem conseguir, neste tempo todo que passou, focar esse tal. Ignobilmente desfocados, deslocados nessa temporalidade em que à força emergimos. E dos dias que assistimos ao seu passar já mais não os soubemos digerir. Inversos a essa tecnológica aparência continuamos os mesmos. Apenas essa lágrima não conseguiu voltar ao sítio de onde partiu.

iv
Vislumbro agora de relance esse maravilhoso mundo de constantes sim's a que nos reportávamos amiúde. Refúgio de preocupações outras, de facto menores mas quanto mais sentidas... Enfaticamente o mundo era distorcido a nosso favor, sem grande dificuldade. Felicidades tantas, mas então não o sabíamos, claro. Ou então não, já o sabias, e tinhas razão no teu choro conformado que eu não resistia a contrariar. Previsões e antecipações goradas sobrou-nos isto.

v
Inabilmente afundo-me na profundidade clara desses olhos, que se dizem castanhos, mas reflectem antes uma crueldade atroz. Prendem-me e ali me deixam, imóvel. Enredado nessa graciosa luminosidade a ideia de fuga é inútil. E então não resisto mesmo. Resistirá alguém? Benzo-me por ter sido o escolhido no feliz sacrifício que se adivinha. Ajoelho-me uma última vez e agradeço-te ao Amor.
[NC]

Piscina

Agitou com força a garrafa, respeitando as instruções impressas no rótulo. O líquido laranja do néctar de pêssego encheu o copo transparente, transformando a mesa num aglomerado de cores variadas. Juntou-se ao castanho da vodka com cola, o vermelho da 7Up com groselha, o amarelo da cerveja, a transparência da água com gás... Meia hora depois já as cores se tinham esvaído, quase todas. Apenas a transparência da água com gás se mantinha a meio. A mesa já estava vazia mas a piscina ficou cheia. De quem é este soutien?, ouviu-se mais tarde.
[NC]


[FF]

No Escritório

Ao surpreendê-los na sala tentou arranjar uma conveniente justificação. No entanto, o seu modo nervoso e atrapalhado denunciava-a de todas as formas. Não conseguiu que a sua explicação soasse verídica... Confirmar as facturas? Isso tinha tempo mais logo, amanhã, disparou logo o chefe. Não esperava encontra-los aos dois, a secretária nova ao colo do velho patrão no escritório àquela hora. De costume não estava lá ninguém. De costume entrava lá para ir sentir o cheiro por ele deixado, passar a mão pelo seu casaco. Era hora de almoço e a Dona Filomena ficava sempre até mais tarde. Aproveitava esse intervalo em que ficava tudo vazio para alimentar a sua paixão inconfessável de vinte anos. Ele nunca lhe tinha ligado nenhuma. Ela tinha entrado há duas semanas e já lá estava no seu colo - a cabra.
[Nuno Catarino]

Lembrava-se agora com uma inconveniente frequência dos seus primeiros dias ali no escritório, quando, ainda nova, sonhava perder-se no colo do então jovem patrão. Não se lembra de ter repetido esse palpitar do coração sempre que ouvia os seus passos, antes da porta, e depois, depois da porta, a sua voz seca desejando os bons dias. Mas não tinha a ousadia descarada da nova secretaria - a cabra. É verdade que ele nunca lhe tinha dedicado muita atenção, nunca tinham conversado sobre nenhum assunto, sem contar obviamente com os normais do expediente geral do escritório. Desejou-lhe felicidades quando comunicou que se iria casar, com a mesma voz seca de sempre, a mesma indiferença, apesar de ter referido que ía sentir a sua falta durante as duas semanas de licença... havia muito trabalho. Mesmo assim sorriu. Sempre entendeu as suas palavras com outros sentidos e isso, a par com os passeios solitários em redor do casaco perfumado pousado sobre as costas da cadeira, bastava-lhe para sentir repetidas vezes, durante todos estes anos, o mesmo calor que a nova secretária procurava agora todas as manhãs no seu colo - a cabra.
[Felisbela Fonseca]

Já me sinto um boémio, como tu. Tenho de deixar de vir aqui todas as quintas. Ultimamente foi sempre não foi? Só faltamos aquela semana em que houve o jogo do Porto, dessa vez ficamos lá no bar até ás tantas a comemorar a vitória. Sabes, agora comecei a andar com a secretária nova, a Mónica. Eu já te falei dela, é bem mais nova que eu mas acho que vai dar alguma coisa. Já não me sentia assim há muito tempo. No outro dia estava com ela no escritório, coisa e tal e aparece a Filomena, a secretária velha. Pronto, tivemos de assumir. Continuaram a beber o copo de whisky, mas agora em silêncio, vidrados no palco, a conversa tinha sido abafada pela música de acompanhamento do strip de Valerie.
[Nuno Catarino]

Ando com o meu patrão. A afirmação deixou a amiga embasbacada. Bebeu o copo de um trago. Indagou: como foi isso? Olha, aconteceu... como foi contigo e o João? Tá bem, mas nós somos da mesma idade, ele é um velho! Tá bem, eu já andei com rapazes da minha idade mas nunca senti isto. è outra coisa. Sabes, gosto mesmo dele. Não é pelo dinheiro nem nada. Eu não disse nada! Tá bem, mas foi assim, olha arranjei o emprego e comecei e falar com ele. Descobri que ele é um homem muito interessante. Tem uma experiência de vida... Olha, acho que aquele ali ao canto está a olhar para ti. Não me interessa, agora tenho homem! Estou a ficar cansada, o Vibe nunca maiscomeça? Acho que é só às quatro... Amanhã ainda me quero levantar de manhã, tenho de passar pelo escritório. Mas é sábado! Eu sei, mas tenho que ir buscar o casaco que lá deixei hoje.
[Nuno Catarino]

Poderia ser para ele mais fácil explicar esse envolvimento súbito por uma mulher nova. Uma mulher nova é sempre um bom motivo. Depois pode haver outros bons motivos e então ela até é bonita e tem um corpo bem feito e, qual cereja, é inteligente e tem uma conversa interessante. Talvez até fosse esse o caso... ou não. Mas nestes dias que se passavam isso até era menos importante porque ele era feliz assim. Para ela também havia outras coisas para além do dinheiro, pequenos pormenores que inventava para não se sentir tão mal. Hoje pago eu! E não digas que não porque sabes que vou andar mais calmo nos próximos tempos.... depois pagas no meu regresso! Hoje pago eu! És parva.... já viste bem o que bebemos!? Pago eu que agora não me falta nada... pagas depois quando a festa acabar. As noites no Porto eram sempre assim, animadas, quanto mais as sextas-feiras. Os copos, a música, os olhos e depois o nascer do sol... amanhã é outro dia.
[Felisbela Fonseca]

Cinema

Com aquele sorriso, revelando-lhe uma imperturbabilidade de quem se acha imortal, disparou o costumeiro olá. À segunda frase, a do "tudo bem?" ainda se aguentou, com um fragil "sim, sim...". Mas quando ela lhe virou as costas, depois do "então adeus até à proxima", a muralha anti-sentimental que tão cuidadosamente tinha construído ruíu, mais pesada que alguma vez imaginara. Tinha de fazer-se forte, mostrar-se forte, ela não podia ver que o rompimento da relação o destroçou, todo mesmo. Passou no teste. Ela nem por sombras lhe reparou no esforço. Para ela foi apenas um "xau", para ele o titânico naufrágio do amor de uma vida, que sentiu desde aquela vez que a viu a folhear o programa da Cinemateca no bar do S. Jorge.
[NC]

Era Uma Vez Um Copo de Leite (O Conto da Felisbela)



O céu encontrava o seu olhar, nesse momento. As poucas nuvens brancas desfiguravam-se rapidamente, transformando-se de algo que eram ainda em algo que ainda não eram mas afiguravam-se, descobriam-se ao poucos. Assim lentamente também ele observava as ondas bravas, barulhentas no rebentar. Certamente preferiria as nuvens mas não resistia à brutalidade do mar. Indeciso nestas levezas levou à boca o copo branco de leite fresco. Sentiu um arrepio na espinha - estava assim tão frio? Não, apenas a lembrança dos dias em que aquele copo era partilhado por eles os dois. Ainda em tronco nú acomodou-se na chaise longue e ligou o stereo. O sol que ainda sobrava chegou-lhe para aquecer o coração. Até se ir deitar não se lembrou mais dela.

Havia mergulhado nesse profundo silêncio há já uns tempos. Ninguém sabia quanto ao certo, mas muito, diziam. Não se lembravam nem por sombras imaginariam as razões que a levaram a tal. De contagiante colega passou àquele ser refugiado em si próprio, isolada nessa imensa escuridão de pensamentos. Essa terça feira, viu no calendário, fazia três meses que o havia deixado. Imaginou-o refastelado na chaise longue. Estaria alguém a servir-lhe o seu adorado copo branco de leite fresco tomado ao sol? Anulou este pensamento para mais não se ferir. A brisa fresca do princípio de
Setembro entrava-lhe pela janela do escritório, olhou para fora e viu que o sol já se punha. Tratou então de despachar o trabalho que restava ainda na sua secretária sempre cuidadosamente arrumada. Ansiosa, a solidão esperava-a nas paredes frias do seu apartamento recentemente alugado.

Assistiu impotente à expressiva derrota da sua equipa infligida pelo Benfica. Nem o futebol o alegraria essa noite. De repente o telefone tocou. Do outro lado da linha aquela voz conhecida pareceu-lhe mais trémula do que a recordava. Ouviu "Estou... sim... João..." e ela desligou. Então telefonou-lhe ele. Ela, disfarçando na voz o que os olhos marejantes não ocultavam, pediu-lhe desculpa. Encontraram-se no bar do Bairro Alto onde costumavam ir dantes. Ele pediu uma cerveja preta e ela só um café. Ele pediu mais outra cerveja. Deixaram-se abandonar naquelas cadeira um pouco desconfortáveis mas às quais eles já estavam afeiçoados. Ele conduziu para casa e enebriado deixou-se embalar pelo sono nessa agremiação de sonhos a que chamam noite. Ela deitou-se a seu lado.

Naquela manhã ele acordou primeiro que ela. Há muito tempo que ela não tinha um sono tão descansado. Ficou a olhá-la, não conseguia desviar o olhar da sua beleza penetrante, exactamente a mesma que tinha na memória. Deitado ao lado dela ficou a pensar nas consequências do que tinha acontecido na noite anterior. Porque raio não conseguiu ele reprimir o impulso da resposta automática quande ela lhe fez a fatal pergunta: Ainda me amas? A claridade da manhã ia entrando pelas frinchas da janela. Pensou no tempo que passou sem ela e o difícil que tinha sido aguentar o passar das horas sabendo que ela existia mas não estava ali com ele. Levantou-se mas arrependeu-se e voltou à cama. Ela dormia ainda. Fez-lhe o pequeno-almoço e levou-lho. Acordou-a com um beijo.

Surpreendeu-a o beijo dele. Já não sabia o que era acordar assim e não o esperava. O bocejo dela apagou o leve sorriso que ele possuia. Teria feito bem em ter telefonado a noite anterior? Lembrou-se da vitória do Benfica, dos copos no bar, da chegada a casa, das promessas dele. Essa manhã ela recuperou a confiança há muito perdida. O recente e breve caso com o colega da contabilidade tinha-a deixado destroçada. Tomou o leite do copo branco, o do costume, tinha um canto partido e tudo. Reconheceu-o. Deixou-se estar na cama até mais tarde essa manhã. Ele abriu a janela, ela viu o mar e sorriu. Esse retomado romance haveria de durar mais duas semanas.

Caminhava distraído quando bruscamente parou diante do expositor. Ao ver a marca pensou: se tivesse de escolher a noite mais romântica da sua vida seria aquela. Veio-lhe à memória aquela paixão jovem que lhe queimou a alma na juventude. E daquela noite lembrou-se de tudo. Recordou o reflexo dos cabelos longos na mesa do bar, a mão dela a tocar a dele, as pernas que também se tocaram, primeiro sem intenção, depois já não. Ouviu a esposa que o chamou, agarrou o six pack e dirigiu-se à caixa para pagar.

Raras vezes ia ao shopping e quando acontecia só frequentava as Amoreiras. Dessa vez, no entanto, viu-se obrigada a entrar no Colombo. Que ranhosice suburbana com aspirações!, pensou. Com um sorriso nos lábios observou de um modo quase sociológico comportamentos sociais que lhe eram desconhecidos. Os jovens de roupas largas que roubavam bebidas, a senhora idosa a ralhar com os dois netos, um homem grisalho extasiado a observar o linear de uma marca de cervejas. Distraida nem reconheceu o homem com quem tinha vivido uma fugaz mas violenta paixão. Um entre muitos, sim, mas esse até tinha sido especial. Comprou um pacote de leite magro Matinal.

[Nuno Catarino]

Na Rua

Atravessou a rua cuidando os pormenores habituais. E, desligada das nuvens, deu um passo, depois outro, olhou melhor e arrependeu-se, voltou atrás, passou um carro, olhou de novo e dessa vez foi até ao outro lado. O grande nariz vermelho fazia-lhe comichão mas o pior eram os sapatos gigantes que não davam jeito nenhum para caminhar. Desceu perigosamente as escadas para o metro, comprou o bilhete e foi à Baixa. Dentro da estação, num outdoor publicitário, reparou na sua figura, alegre mas deslocada, provavelmente. No cinzento mole da multidão tomou consciência do seu ridículo mas, c'um diabo, era Carnaval.
[NC]

26 janeiro 2004

A Dois

Apetece-me atirá-lo pela janela, não fosse aquela t-shirt justa do Super-homem e certamente já o teria feito, mas sempre que me dá a vontade ele usa-a e então não lhe resisto, porque me faz ele sofrer desta forma, eu que se soubesse tudo antes nunca lhe tinha prometido alugar o apartamento onde íamos viver os dois, as vizinhas estão sempre a falar de nós mas não me interessa, eu queria era que ele às vezes fosse mais atencioso, quando me convida só é para o futebol, eu digo-lhe que gosto mas é só para agradar, até comprei um cachecol e tudo mas ele disse que já tinha um igual mas não gostava de levar para o estádio, às vezes ainda lá vamos, dantes íamos mais, gostava que pudessemos ir de mão dada mas ele diz que não quer, eu percebo-o, mas gostava na mesma, do que eu gosto mesmo é quando à noite, no sofá, encosta a barba dele na minha, gostava de nesse momento ouvir a Céline Dion mas ele não gosta, porque diacho fui eu tão parvamente escolhê-lo a ele?
[Nuno Catarino]

Antes, antes dos tempos em que sentia o coração bater mais forte que um tambor em plena fanfarra, antes dos tempos serem apressados como são hoje todos os minutos que partilhamos, antes de sentir a angustia de poder deixar de te descobrir em cada horizonte... era tudo mais simples. Porque me obrigas a descobrir em mim lugares que não julguei pertencerem-me? Porque haveria eu de gostar de super heróis e da Céline Dion?
[Felisbela Fonseca]

Sempre pensei que gostasses de super-heróis, ou do Superhomem, pelo menos. Dantes, nas nossas brincadeiras lá em casa vestias a t-shirt justa e querias que te chamasse Super-Homo! Estas nossas graçolas... Depois não quiseste ir ver o Hulk nem o Spiderman comigo ao cinema, sempre preferiste esses cinemas a que nninguém vai e são sempre uma seca... sempre desconfiei que te fosses lá encontrar com aquele teu amigo de Sacavém, aquele com quem fomos jantar um dia e que pareceu muito teu amigo. E porque é que nunca podemos ouvir a Céline Dion? Achas que toda a gente é obrigada a ouvir os Radiohead??? Só barulho, não se percebe nada! Foste ao concerto com o outro teu amigo da Amadora e não te disse nada, pois não? Se deixasses a Céline cantar enquanto me fazias o jantar... fazias-me o homem feliz que nunca me deixaste ser, maroto.
[Nuno Catarino]

Chuva

Sincopado... Sincopado! Ele bem tentava obedecer mas o corpo não o deixava. O seu excesso de peso impedia-o de exercitar todos as provas correctamente. Ele tentava, esticava-se mas não chegava lá. A mãe continuava a pagar as aulas de ballet mas já sabia que seria apenas para dar a alegria, temporária, ao filho. Há muito que a profesora lhe disse que o filho não tinha a vocação, a agilidade, a sensibilidade, o corpo... Mas ele, com vontade, continuava a lutar contra a evidência. Gostava dos laços cor de rosa com que embrulhava as suas banhas, transformado de pote redondo em bola como daquelas que se oferece no Natal. Alzira, vem cá abaixo, o teu filho está outra vez a mexer nos teus laços! Houve uma vez que foi apanhado a brincar com a blusa de seda da mão, aquela valiosa, o melhor presente que o marido alguma vez lhe tinha dado. Sem querer estragou-a. Escondeu-a e chorou muito porque sabia do gosto que a mãe lhe tinha. Um dia, ia na rua, e começou a crescer, cresceu, e de um momento para o outro tranformou-se numa gigante bola, às cores: verde, vermelha, roxa e amarela. Cresceu tanto até que rebentou. Na cidade chouveu cores até ao fim do dia.
[Nuno Catarino]


[Felisbela Fonseca]

Subúrbios e Fruta aos Pedaços

Algumas coisas que me saíram. Não consegui evitar.


Vou Saltar

Sabes querido, o meu rabo já estar a ficar gordo de estar sempre sentada. Foi a necessidade que levou a que vendêssemos a quinta do Alentejo. Eu sempre te disse que o tal negócio não dava nada, não ia dar em nada e tu sempre a insistir. Se eu te dissesse que eras um grande chato... Já não vou a tempo, bem o sei, o mal está feito. Escorre-me esta ansiedade e então sinto tudo em repetição, primeiro bem claro, depois difuso, em grande confusão, em crescendo. Lembras-te de uma obra do Steve Reich? O “Come Out”, sim. Repete-se-me tudo em memória e eu sem puder fazer para aliviar esta turbulência interior. Este jogo mnemônico que eu evitaria se pudesse, a todo o custo o faria, disseram-me hoje que só acabará quando morrer. Estou maluca e soube-o hoje. É um facto assinalável este, descobrir-me maluca. Já desconfiava mas ouvir as palavras de um técnico qualificado marca a diferença. Sabes quantos malucos correm aí pelas ruas? Eles são-no, apenas não o sabem. Fossem como nós e teriam um profissional qualificado e competente que lhes diria as verdades. E sabiam então que não passam de tolos, malucos, como eu. Olha que são muitos. Lembras-te onde guardaste o Steve Reich? Está por ordem alfabética? Na clássica ou contemporânea? Não encontro nada. Tens a certeza? Vou ver de novo. Olha, cá está, afinal deixaste-a na clássica. Vou pôr ao lado do Stockhausen. Ah não, o que interessa é o apelido, Reich, R. Cá está. Não foste às compras? O frigorífico está vazio e apetecia-me um iogurte. De morango com pedaços, tu sabes. Não te lembraste, não foi? Qual trabalho? Saíste antes das sete do trabalho, dava tempo para passar pelo supermercado. Podes mudar de canal? São só notícias, querido. Amanhã lês tudo no Público. Sabes que na televisão agora é só sensacionalismo. Ah, tá bem, se só queres ver o resumo do jogo. Olha, falei com a Clarisse. Tive de lhe telefonar a contar. Agora que olho para o telemóvel tenho aqui duas chamadas. Não interessa de quem são! O telemóvel é meu ou não? Primeiro chateias-me e depois fazes essa cara? É o António. Sim, o António. Porque é que fazes tantas perguntas? Deve ter telefonado a perguntar como foi a consulta. Tenho de lhe ligar. Agora não tenho saldo. Amanhã não te esqueças de mo carregar, ‘tá? Ele sempre foi meu amigo, não é de agora. E o que raio tem a ver ele ter deixado a mulher? Acaso fui eu culpada? Dizes então que ele deve andar interessado em mim? Com este rabo gordo?


Esqueci-me

Se ainda achas que vais a tempo deixa-me que te desengane. O tempo passa e sabemos ambos que não há volta a dar. Preferia essa conveniência ideal em que repetíamos a gosto prazenteirices memoráveis. Desencontrados do tempos e das coisas íamos para aqui ou ali conforme a vontade ditasse, ditosa possibilidade. Esquecíamos do agora para fugir para sítios conhecidos e bons, na nossa suposição dessa junção de imagens que, amareladas, ainda que de modo inconsciente colorimos. Das férias já só te lembras do bacalhau com natas e da expectativa em relação ao Mantorras. Selecções que nem por vontade as fazemos, elas mesmo na sua própria vontade, que a têm, se fazem.

“Eles provavelmente estão a beber café e a fumar charutos (...) eu sei que não posso ser livre” (Mr Johnny Cash in Folsom Prison Blues)


Esplanada

77 78 79 80 81 82 83 84 85 87 88 89. Ei, enganaste-te. Onde? Passaste o 86! Não foi nada!Miquelina, diz lá, ele não se enganou? O quê? O puto não se enganou a contar? Não sei Manel, 'tava a olhar p'ro rio. Podias olhar p'ró rio e ouvir, minha trenga. Olha, 'tava distraída... Tu quando vês a bola também não ouves mais nada! Mas olha que ele se enganou. Olha, ele deixou foi cair um bocado de gelado nos calções. Pronto, também tinhas que entornar a cerveja na mesa? Desculpa querida. Sujaste-me a Maria! Agora como hei-de ler a revista se ficou toda ensopada? Ó pai, logo vamos ver o estádio do Sporting, vamos? Cala-te e começa de novo. 86 87 88. Não, começa do início. Isto aqui é só gente esquisita. Só rapazes e raparigas mal vestidos... lá na Póvoa do Lanhoso nunca vi nada assim. Como é que se chama isto, querido? Acho que é o miradouro de Santa Catarina.


De Sobra

Desdobras-te nessa filhadaputice com a mesma agilidade que disparas o sorriso do bom dia habitual. Gostavas que fizesse o mesmo? Pergunta estúpida. Sei que não hás-de responder, ocupado que andas com trabalhos variados da mais diversa origem e proveniência. Não vale a pena que me chames, não tenho paciência para te dar, como tudo o que tenho, de resto, guardo-a para gastar com quem gosto. Assumo esse egoísmo que me sobra, gosto de o ser, poupa-me a distúrbios desnecessários, a alma agradece que se mantém clara. Eu poupo o tempo para as coisas belas e tu, se quiseres, poupa-te também e afasta-te que eu, ao contrário do Robert Johnson, de ti há muito me decidi a fugir.


Ao Leonard

Ouviste dizer que havia um acorde secreto, que David tocou e agradou ao Senhor, mas tu não queres saber de música, pois não? Tocaste essa aleluia depois de muitas aleluias outras, qual a maior. Cantaste a Joana d’Arc e as irmãs da misericórdia. Aleluias santas ou profanas. Despediste-te da Marianne e deixaste a Suzanne levar-te a um sítio que fica ao pé do rio, onde te alimentou a laranjas e chá que vieram da China. Levaste mulheres ao Chelsea Hotel nº2, a muitos outros lugares ou simplesmente abrigaste-as no teu famoso sobretudo azul. Canções de amor e ódio, nessa obra máxima que não ousaste mais igualar para que ficasse lá no cimo sem par. De princípio dizias que o amor nos chamava pelo nome, já para o fim, sabedor, disseste não haver cura para o amor. Para quem não se dispusesse acreditar ofereceste-te: sou o teu homem. Toda a gente sabe que és o maior poeta que da música alguma vez saiu da música. Mas tu não queres saber de música, pois não? Cantai outra canção, rapazes!


Apetece-me

Apetece-me mais um bocadinho. Olho pela janela e vejo o novo Estádio da Luz, já quase pronto. Esta vizinhança é um bocado esquisita. A princípio pareceu-me tudo muito lindo mas olha que agora tenho as minhas dúvidas. Encontro sempre muitas brasileiras no autocarro. Ainda hoje, no 65... Não tenho nada contra as brasileiras, mas pronto. Olha em Cascais é que há muitas. Ainda me lembro quando morávamos na Calçada Palma de Baixo. Benfica é uma boa zona. Sim, toda a gente sabe. Não é de agora, sempre foi assim. Ta bem que não moramos bem no centro de Benfica, mas não deixa de ser Benfica à mesma. E estamos a um passo do Colombo. É um instante e estamos lá. Espera um pouco. Deixa-me então dizer-te, é cinco minutos até ao Colombo e vamos para onde queremos, temos o metro, autocarros, tudo. Até táxis, mas não pode ser que é muito caro. De qualquer maneira gosto desta zona. Foi aqui que nos conhecemos, ali ao pé do Colombo. Ainda me lembro bem da farpela que trazias. Olhei pra ti por causa da saia preta que trazias. Mas agora não interessa. Não desligues já a luz que não tenho sono ainda. Este Jorge Gabriel é um maluco. Já pagaste a conta da luz? Acho que era até hoje. Devíamos era pôr tudo a pagar pelo banco, mas os desgraçados levam tudo antes de a gente receber. Olha a Mafalda Veiga, gosto desta moça. A Maria foi a um concerto dela, a Maria é que me gravou aquele cd. Sabes, a minha irmã foi lá aquele concerto no Coliseu, que depois até saiu em disco e tudo. Esse ela ainda não me gravou. Eu também não gosto assim tanto, é só para ouvir de vez em quando. Eu gosto é dos U2. Também gosto dos Xutos mas não há nada como os U2. Só não fui ao concerto em Alvalade porque o bilhete era muito caro. Sete contos? Vão roubar ao caraças! Desliga a luz, ficamos a ver a televisão às escuras. A janela está mal fechada que conseguimos ver o estádio do Benfica. É uma grande obra. Olha o Jorge Gabriel. Olha a televisão, assim às escuras é melhor, não é? Apetece-me, pronto.


Passeio

Transferiu-se dessa inabitável lua para o dia com a clarividência de quem se sabe aluar. Calcorreou esse mitigado caminho, os buracos das estrelas desviavam-lhe a atenção do céu azul-esverdeado com reflexos alternados de laranja e rosa. A sombra da lua sorriu-lhe mais vezes que o costume, o sorriso foi audível, ele ouviu-o, depois falou e ela respondeu-lhe que sim. Saltou três nuvens seguidas até resolver aterrar nesse jardim suspenso. Cansado deixou-se adormecer e quando acordou voava. Não quis acordar e continuou a voar, a dormir. Aterrou dessa vez no muro do castelo. Acordou quando a cabeça bateu na pedra da muralha. Sentiu fome, passou a mão na barriga e sentiu os diamantes que havia roubado do céu.


Loulou

Nas tardes solarengas, como aquela, ia à memória buscar lembranças de criança, especialmente as longas correrias pelos campos infinitos de trigo do Alentejo dentro de um vestido florido. Aproveitava a pausa laboral da tarde para uma breve ida à rua. O ambiente fechado e escuro do escritório (o raio do buraco escuro com pulgas, gostava ela de dizer) tolhia-lhe a alegria de que vinha inundada sempre que o sol lhe sorria. Sentava-se na esplanada toscamente elaborada em torno da roulotte e pedia um café. O cansaço ia-se à medida que a chávena esvaziava. Quando ele passou o sorriso tímido que sem querer soltou deixou-lhe as faces nesse breve instante rosadas. Disfarçou o incómodo do momento ao tentar iniciar uma conversa de beleza naïf mas completamente despropositada: vai uma azeitona?


Alface

Quem me mandou a mim casar-me com aquele homem? A frase era uma constante, nem pensada nem sentida, um hábito apenas. Mas sossegava-a dizer. Escolheu cuidadosamente a alface, já tinha o cesto cheio mas faltava qualquer coisa. Para aquela noite especial tinha de arranjar sobremesa à altura. Não é todos os dias que se comemora 30 anos de casamento. O peso dos seus cinquenta anos obrigava-a a pousar constantemente o cesto. Comprou um gelado, Vienetta ou qualquer coisa, não reparou bem. Afinal aquela comemoração não despertava a alegria que sentiu nos primeiros dez anos. Os vinte seguintes foram mais um esforço para manter as aparências. Os filhos já tinham saído de casa e eram independentes. Nesse dia pensou bastante. Irritava-a que toda a gente soubesse do caso do marido com a empregada da fábrica, a da copa C. Irritava-a que o marido, cinzento e envelhecido (bastante mais que ela), lhe trocasse as noites pela trintona descarada. Desejava apenas terminar de uma vez por todas com aquela farsa, desabitar aquela súmula de mentiras, que com o tempo mais crescia. Não esperava nesse dia conhecer o jovem António, o simpático e atencioso novo vizinho novo do prédio, que voluntariamente se deixou levar pela elegância monocromática mas intencionalmente sedutora da senhora.


Camisa Rosa

Hoje vi no elevador aquelas duas vizinhas do quarto esquerdo, sabes? As betinhas, a loira e a outra mais gordinha... Nem é assim muito e tem uma cara gira, mais gira que a loira, aquela boazona. Sabes, já as convidei para cá vir tomar um copo, para falar sobre o condomínio ou assim, não me lembro bem da desculpa que arranjei à pressa. Falei com a gordinha, ela disse que falávamos depois. Olha, se fosse a loira aceitava logo. Se ela me tivesse visto com aquele polo novo, o Tommy vermelho, passava-se. Acho que elas também partilham o apartamento porque andam na faculdade, só ainda não descobri qual. Na nossa não é, claro, vou lá sempre almoçar na cantina e nunca as vi. Olha, tu assim vestido, com essa camisa rosa da Façonnable, até tenho medo que elas nos confundam com os panascas do andar de baixo. Logo vou à Kapital, queres ir? Se não quiseres vou sozinho mas olha que já combinei com uma amiga que conheci anteontem na net e ela vai com outra amiga. Pela foto que mandou parece que tem um bocado cara de pita por isso disse que tinha 26 anos. Achas que ela percebe que já passei dos trinta? Vou agora à esplanada de S. Pedro, a Rita está lá. Sim, a Rita, tu conheces... Aquela que tem a amiga ruiva a quem tu deste o chupão quando o gelado lhe caiu no braço. Sim, essa. Logo se quiseres ir muda a camisa.


Toalha de Praia

Desculpa querida, mas tenho mesmo de te dizer isto. Já tentei antes, já pensei na melhor forma de te dizer. Espero que não fiques ofendida. Espera aí só um bocadinho, já continuo, vou só ali trocar este bikini que está molhado da praia. Mas olha linda, sabes quem vi no elevador? Aqueles dois bichas do andar de cima... Estão sempre a dizer que falam mal deles mas não fazem nada para disfarçar a sua bichice espalhafatosa. Camisas cor de rosa a deixar à vista os pelos do peito? E à noite, quando chegam a casa? Se aquele mais alto, o da barba, chega primeiro põe a Céline Dion numas alturas! Quando os vi no Pride do ano passado nem lhes disse nada, fingi que não os vi. Mas olha, o que te queria dizer mesmo era... sabes na casa de banho? Quando acabar o papel troca-o... Sou sempre eu a fazer isso. Olha, esta tua toalha de praia é gira, onde a compraste?

[NC]

Génesis

Aqui hão-de haver estórias e histórias, um pouco de nós ou nada, em imagens e prosa, letras e rabiscos, de tudo o que nos sair e ainda do que sobrar. Só isto. A viagem é gratuita. Depois não digam que ninguém avisou!